A LÓGICA PREDOMINANTE NAS POLÍTICAS SOCIAIS: A CULPABILIZAÇÃO/RESPONSABILIZAÇÃO DA FAMÍLIA PELAS RESPOSTAS NEGADAS VIA ESTADO

Autores

  • Renata Rocha Anjos Garcia
  • Máira Pereira de Oliveira Correa
  • Maria Carolina de Pádua Pinto Naques Faleiros

Resumo

O presente ensaio visa explicitar a perversidade que está submetida à classe trabalhadora em um cenário de responsabilização e culpabilização frente às expressões da questão social vivenciadas no cotidiano, no contexto de um Estado cada vez mais mínimo para o social e rendido à lógica do capital. As famílias são acionadas a responder por questões familiares que não se limitam à essa esfera, são reflexos do sistema econômico vigente, no entanto, o Estado se encolhe cada vez mais na parte que lhe cabe, e, nem o previsto na Constituição Federal de 1988, no artigo 6º no que tange aos direitos sociais tem sido efetivado. A igualdade no campo formal se apresenta cotidianamente como um mero protocolo, tendo em vista que as políticas sociais seguem uma lógica de contínuo desencontro com a perspectiva de universalidade e, desconectada do real.

Biografia do Autor

Renata Rocha Anjos Garcia

Universidade Estadual Paulista (UNESP/Franca). Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Serviço Social (PPGSS). Brasil. https:// http://lattes.cnpq.br/5900062866840042.

Máira Pereira de Oliveira Correa

Universidade Estadual Paulista (UNESP/Franca). Mestre em Serviço Social através do Programa de Pós Graduação em Serviço Social (PPGSS). Brasil. http://lattes.cnpq.br/9742755691228456.

Maria Carolina de Pádua Pinto Naques Faleiros

 Universidade Estadual Paulista (UNESP/Franca). Mestre em Serviço Social através do Programa de Pós Graduação em Serviço Social (PPGSS). Brasil. http://lattes.cnpq.br/2160971652095735.

Downloads

Publicado

2023-11-14

Edição

Seção

Artigos