A NEGAÇÃO DO ACESSO AO MUNDO DO TRABALHO E O ACESSO À ASSISTÊNCIA SOCIAL: OS ENTRAVES BUROCRÁTICOS DA “INCLUSÃO”

Autores

  • Renata Rocha Anjos Garcia
  • Nayara Hakime Dutra

Resumo

Pensar no acesso a assistência social e a relação com o trabalho se apresenta como um desafio, especialmente no contexto atual, no qual o acesso ao mundo do trabalho, mesmo em condições precárias, se torna cada vez mais escasso e, sua garantia não representa sinônimo de necessidades atendidas, contribuindo significativamente para o aumento do público que demanda atenção da assistência social, bem como sua diversificação. O agravante é que as ofertas se tornam cada vez mais precárias nesse campo, tendo em vista a ofensiva neoliberal que persiste na desregulamentação dos direitos sociais em todos os campos possíveis e na lógica da burocracia da “provação” da figura do necessitado.

Biografia do Autor

Renata Rocha Anjos Garcia

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Serviço Social (PPGSS) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Franca. Brasil. Docente e coordenadora do curso de Serviço Social da Gran Tiete.

Nayara Hakime Dutra

Universidade Estadual Paulista (UNESP/Franca). Pós Doutoranda em Serviço Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Assistente Doutor- Departamento de Serviço Social e vice-coordenadora do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Unesp - Franca-SP Brasil.

Downloads

Publicado

2023-11-13

Edição

Seção

Artigos