AVALIANDO OS IMPACTOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Leandro M. de Oliveira
  • Maria das Dores Saraiva de Loreto
  • Haudrey Germiniani Calvelli

Resumo

O presente estudo é um esforço de avaliação de impactos de processo do Programa Bolsa Família, construído a partir dos dados encontrados no Relatório de Avaliação do Impacto da Bolsa Família – AIBF II. Tomando esse estudo enquanto fonte medular dos dados a serem elencados, consideram-se também outras pesquisas que reforçam as percepções nele presentes, todos feitos em ex-post, a fim de melhor ilustrar a significação social de cada item visitado. Nesse sentido, propõe-se uma síntese dos principais efeitos sociais gerados pelo PBF e verificados na AIBF II, para se perceber quais foram os avanços dimensionais em temas chave para o alcance da cidadania, como questões de gênero, educação, saúde, nutrição, erradicação da pobreza, dentre outros. Os resultados permitem concluir que, em sua primeira década de existência, o PBF proporcionou mudanças significativas na composição do tecido social, em termos de melhoria do bem-estar.

Biografia do Autor

Leandro M. de Oliveira

Bacharel em Direto, Bacharelando em Ciências Sociais. Pós-graduado em Políticas Públicas para Gênero e Raça e Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Federal de Viçosa

Maria das Dores Saraiva de Loreto

Possui graduação em Economia Doméstica e em Ciências Econômicas, bem como Mestrado e Doutorado em Economia Rural, pela Universidade Federal de Viçosa, além de Pós-doutorado em Família e Meio Ambiente pela University of Guelph-Canadá.

Haudrey Germiniani Calvelli

 Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), mestrado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000) e doutorado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006).  Pós-doutora (PNPD/CAPES) em Relações de Gênero na Agricultura Familiar pela Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

2023-10-16

Edição

Seção

Artigos