REDES SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS NO COMBATE ÀS MÚLTIPLAS FACES DA POBREZA
Resumo
Esse trabalho trata do tema da pobreza, abordando suas diferentes concepções e interconexões, bem como sua interlocução com a dimensão das políticas públicas locais de inclusão social. Metodologicamente, procurou-se, a partir da pesquisa bibliográfica e estudo de caso, uma problematização teórico-conceitual sobre a pobreza, como categoria analítica multifacetada, discorrendo sobre sua concepção, medição e interconexões, por meio da discussão sobre a dimensão ambiental e familiar, bem como da reflexão acerca das políticas e estratégias de combate à pobreza. A evolução dos enfoques acerca da pobreza passa de uma concepção unidimensional para multidimensional. Nesse cenário, pode-se concluir que as políticas de combate à pobreza devem considerar tanto as necessidades imediatas dos diferentes arranjos familiares e a dimensão de suas redes sociais, quanto devem perceber e vivenciar os programas e ações sociais como direito universal, isto é, como direito de cidadania.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.