UMA BREVE REFLEXÃO ACERCA DA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE MENTAL
Resumo
No cenário da saúde pública na sociedade brasileira, é visível a fragilidade nas interlocuções entre a rede de atenção à saúde, na qualidade dos atendimentos para com a população usuária dos serviços, principalmente no que concerne a garantia da qualidade, equidade e direitos. Dessa forma, percebemos a necessidade de refletir acerca da inserção do/assistente Social no Sistema Único de Saúde-SUS, especificamente na Rede de Atenção Psicossocial e os desafios encontrados para a atuação deste(a) profissional no Programa de Saúde Mental, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), no que tange ao processo de saúde proposto pela Política Nacional de Saúde Mental na ampliação do reconhecimento dos aspectos sociais, históricos e culturais a superar a utilização do modelo biomédico para o avanço do modelo social. Por fim, para que possamos dialogar a questão da inserção do assistente social na Saúde Mental, buscamos compreender como os direitos foram produzidos, de que modo transformaram-se em profissionais inseridos neste processo de trabalho e de que maneira esta categoria profissional pode contribuir nesta dinâmica de reinserção dos usuários da Saúde Mental na sociedade contemporânea. O estudo em pauta contou com uma revisão bibliográfica, levantamento de dados em artigos de Anais eletrônicos, livros e revistas científicas. A literatura abordou temas como Saúde Mental, das percepções e práticas dos profissionais e da inserção na rede de atenção psicossocial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.