EDUCAÇÃO AMBIENTAL – TRABALHANDO COM A RECICLAGEM DO LIXO COM VIÉS DE SUSTENTABILIDADE
Palavras-chave:
Educação ambiental. reciclagem de lixo. desenvolvimento sustentávelResumo
Esse trabalho teve como objetivo principal conscientizar os alunos da 5ª série
do Ensino Fundamental acerca das consequências da produção do lixo pela sociedade humana e os impactos deste para o meio ambiente, demonstrando a necessidade cada vez mais premente de processos de reaproveitamento de detritos e diminuição da quantidade de lixo produzida per capita. Através da construção do conceito de sustentabilidade, que tem o propósito do desenvolvimento pleno, visando o ambiental, o econômico e o social,
pretendeu-se elucidar aos alunos sobre as inter-relações existentes na sociedade em que está inserido, enfatizando o pensamento crítico, o aprendizado cooperativo e a contemplação de várias práticas de consumo consciente. Buscou-se, então, uma maior conscientização acerca do papel do homem na preservação da natureza e na manutenção dos recursos naturais necessários à sobrevivência e às atividades humanas. Essa conscientização visa à associação, por parte dos estudantes, da preservação de tais recursos a atividades efetivas, como a reutilização e a reciclagem, afinal esses processos poupam os recursos energéticos utilizados pela sociedade. Desta forma intenciona-se que os estudantes tenham a percepção sobre a importância deste tema, o lixo, que abrange tantos outros assuntos, como a cadeia de produção de bens e serviços, o consumo exacerbado e o valor sustentável, embutidos em
cada escolha do nosso cotidiano. Pretendeu-se, assim, que os estudantes compreendessem o termo desenvolvimento sustentável, e o valor de sua participação na construção de uma sociedade em que o meio ambiente consegue coexistir com interesses sociais e econômicos e como a questão do lixo está intimamente ligada a esses conceitos. Assim, o que se procurou foi desenvolver um processo efetivo de educação ambiental, despertando
atitudes conscientes que pudessem levar esses alunos a agir nas circunvizinhanças, na cidade e expandir esse processo para cada vez mais longe, se tornando multiplicadores. Pretendeu-se, então, que ao fim deste trabalho os alunos adotassem uma postura de responsabilidade ambiental decorrente da conscientização de que as atitudes humanas alteram o meio onde vivem e vêm causando sua deterioração, além de que conhecessem as possibilidades proporcionadas pela tecnologia para a preservação do meio ambiente através do reaproveitamento e da reciclagem do lixo produzido pela sociedade.
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