EDUCAÇÃO PERMANENTE E SERVIÇO SOCIAL: POTENCIALIDADES E LIMITES PARA A TRANSFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS DOS ASSISTENTES SOCIAIS
Palavras-chave:
Educação. Serviço Social. Prática ProfissionalResumo
O serviço social é uma profissão que há décadas luta pela reconceituação das
suas ações que durante um longo tempo foram tradicionalistas e assistencialistas. Para que haja transformação das práticas, a educação permanente se apresenta como uma estratégia para a mudança do processo de trabalho do serviço social, já que se utiliza do movimento de ação-reflexão-ação. Este trabalho objetiva analisar os limites e as possibilidades da educação permanente como uma estratégia de transformação das práticas dos assistentes sociais. O método utilizado pautou-se na abordagem natureza qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos pelos assistentes sociais vinculados ao complexo assistencial de uma instituição de ensino do Estado de São Paulo. Os dados foram obtidos por meio da construção de narrativa, após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa. A análise de conteúdo na modalidade temática foi usada para o tratamento dos dados. Como resultados, pode-se observar a importância da Educação Permanente como um espaço para reflexões, troca de experiências como disparadores para transformação da prática profissional, apesar dos limites identificados, os quais foram considerados como consequências históricas constituídas pelas profissões.
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