O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL
Palavras-chave:
Assistência Social. Família. Programa Bolsa Família. Serviço Social.Resumo
Esta pesquisa busca compreender o trabalho do(a) assistente social em
programas oferecidos pelo Governo Federal no campo dos direitos sociais onde, o assistente social, com capacidade teórico-metodológico, técnico-operativo e éticopolítico realiza seus processos de trabalho contribuindo para que os sujeitos usufruam de seus direitos ao participarem do Programa Bolsa Família. Utilizou-se o Guia do Gestor e o Manual de Gestão de Condicionalidades do Programa Bolsa Família desenvolvido pela Secretaria Nacional de Renda e Cidadania – Ministério de Desenvolvimento e Combate à fome – exemplificando e fundamentando as leis e diretrizes que instituíram o PBF tornando objetiva as informações essenciais referentes à gestão do Programa e de suas condicionalidades. Outra base de apoio que se teve acesso foi referente a ficha
socioeconômica e o Caderno da Família que estão cadastradas no CRAS – Centro de Referência em Assistência Social – possibilitando a formação de indicadores referentes ao Programa Bolsa Família.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.