O TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS: REPERCUSSÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Resumo
Este trabalho tem como objetivos retratar a ação profissional do Serviço Social com famílias, buscando refletir sobre as possibilidades e os desafios que os profissionais assistentes sociais enfrentam no cotidiano da ação profissional. Buscamos caracterizar a política social e o seu percurso na sociedade, especialmente no século XX, e a sua relação com o Serviço Social. Através de um estudo sobre o trabalho social com famílias, pudemos verificar que a profissão, em seu percurso histórico, amadureceu e conseguiu fundamentação histórica e teórica para a sua prática, especialmente após o movimento de reconceituação do Serviço Social. A profissão, redefinida, propõe a construção de um projeto profissional de ruptura – o projeto ético-político do Serviço Social, no qual há a possibilidade de uma atuação hegemônica. Diante desse contexto, vale ressaltar que a família também vivenciou as transformações societárias, fazendo parte dessas mudanças. Nesse sentido, é necessário que os profissionais que atuam com famílias busquem compreendê-las em sua totalidade, entendendo-as como elas são e não como os profissionais gostariam que elas fossem. Entendemos que as reflexões acerca do trabalho com famílias importante, pois esse é um terreno de contradições, no qual a ação profissional do assistente social tem um papel que precisa ser constantemente repensado e reconstruído.
PALAVRAS CHAVE: serviço social. famílias. trabalho social
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.