O retorno da Companhia de Jesus no Segundo Reinado: representações dos jesuítas nas páginas da Revista do IHGB (1839-1886) * The return of the Society of Jesus in the Second Empire representations of the Jesuits in the pages of Revista do IHGB (1839-1886

Autores

  • SIMONE TIAGO DOMINGOS Mestre em História – Doutoranda – Programa de Pós-Graduação em História – Instituto de Filosofia e Ciência Humanas – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bolsista CAPES.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i2.995

Resumo

 A busca de evidências históricas visando tanto a definição de uma história nacional quanto a resolução prática de questões políticas que demandavam uma solução durante o Segundo Reinado foi uma das preocupações dos membros do IHGB. Dentre os temas recorrentes em sua Revista estava, desde 1839, a Companhia de Jesus. Cumprindo o papel de experiência vivida capaz de sugerir alternativas para ações no presente e no futuro, o passado colonial da Ordem foi reeditado em outros termos e com objetivos próprios dos meados do século XIX, alimentando um debate com posicionamentos diversos sobre o desempenho desses religiosos. Neste artigo, propomos destacar, a partir de duas publicações do sócio Cônego J. C. Fernandes Pinheiro datadas da década de 1850, uma das leituras divulgadas sobre os jesuítas e os seus possíveis vínculos com o implemento de uma política de tendência centralizadora.

Biografia do Autor

SIMONE TIAGO DOMINGOS, Mestre em História – Doutoranda – Programa de Pós-Graduação em História – Instituto de Filosofia e Ciência Humanas – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bolsista CAPES.

Mestre em História – Doutoranda – Programa de Pós-Graduação em História – Instituto de Filosofia e Ciência Humanas – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2014-09-22