Os interstícios nas Missões Jesuíticas da Provincia Paracuaria * Los intersticios en las Misiones Jesuíticas de la Provincia Paracuaria

Autores

  • JACQUELINE AHLERT Doutora em História Ibero-Americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (UPF) e Coordenadora da Especialização em Arte Visuais: fotografia, vídeo e outras tecnologias da UPF – CEP: 99052-900, Passo Fundo, Rio Grande do Sul – Brasil. Pesquisadora do Programa de Pesquisas Interdisciplinares da Região Platina Oriental e pesquisadora-responsável pelo inventário do acervo de estatuária missioneira, do Núcleo de Documentação Histórica do Mestrado em História – PPGH-UPF.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i2.981

Resumo

Grande parte das estratégias de catequização de indígenas por padres jesuítas na Provincia Paracuaria, entre o século XVII e XVIII, construiu-se com base na experiência, ainda que, tendo como suporte as orientações inacianas. A partir das condições geográficas, históricas e culturais da realidade em que atuavam, dos elementos estruturais dos povoados e das apropriações e ressignificações indígenas dos conceitos cristãos. Inúmeras foram as concessões realizadas pelos religiosos em prol da assimilação destes preceitos pelos nativos. Imagens, símbolos e representações estabeleceram as relações de significados entre os mundos americano e europeu, entre o paganismo e o cristianismo, entre o “bárbaro” e o civilizado, delineando o trajeto no qual se promoveria a aproximação com os sentidos e liturgias católicas; cerceando os imperativos ancestrais do sujeito e da cultura, enquanto acomodava o novo rol de devoção.

Biografia do Autor

JACQUELINE AHLERT, Doutora em História Ibero-Americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (UPF) e Coordenadora da Especialização em Arte Visuais: fotografia, vídeo e outras tecnologias da UPF – CEP: 99052-900, Passo Fundo, Rio Grande do Sul – Brasil. Pesquisadora do Programa de Pesquisas Interdisciplinares da Região Platina Oriental e pesquisadora-responsável pelo inventário do acervo de estatuária missioneira, do Núcleo de Documentação Histórica do Mestrado em História – PPGH-UPF.

Doutora em História Ibero-Americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (UPF) e Coordenadora da Especialização em Arte Visuais: fotografia, vídeo e outras tecnologias da UPF – CEP: 99052-900, Passo Fundo, Rio Grande do Sul – Brasil. Pesquisadora do Programa de Pesquisas Interdisciplinares da Região Platina Oriental e pesquisadora-responsável pelo inventário do acervo de estatuária missioneira, do Núcleo de Documentação Histórica do Mestrado em História – PPGH-UPF. 

 

Downloads

Publicado

2014-09-22