Aspectos vanguardistas na música de John Cage * Vanguard aspects in John Cage’s music

Autores

  • VINICIUS CRANEK GAGLIARDO Doutorando em História na Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", campus de Franca (UNESP/Franca). Bolsista FAPESP

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i1.942

Resumo

Este artigo tem por objetivo estabelecer algumas relações entre as vanguardas artísticas europeias, como o surrealismo e o dadaísmo, e as peças musicais de John Cage. De modo mais específico, procurarei apresentar algumas das características destes movimentos de vanguarda que ainda persistiram na obra do compositor norte-americano. Para isso, a partir do livro Teoria da Vanguarda, de Peter Bürger, e do estudo de Jorge de Almeida, Crítica dialética em Theodor Adorno, retomarei os ideais do Expressionismo – momento auge do esteticismo –, refletindo sobre sua relação com as manifestações vanguardistas subsequentes, no intuito de proporcionar uma melhor compreensão das características comuns aos movimentos de vanguarda da primeira metade do século XX. Nesta análise, discutirei os conceitos de vanguarda, instituição arte e obra de arte. Em seguida, mapearei alguns aspectos da obra de John Cage, relacionando-a com os ideais vanguardistas apresentados anteriormente. Em suma, pretendo evidenciar, ao final dessas reflexões, o projeto vanguardista para a arte no século XX e a manifestação de elementos deste projeto na poética de John Cage.

Biografia do Autor

VINICIUS CRANEK GAGLIARDO, Doutorando em História na Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", campus de Franca (UNESP/Franca). Bolsista FAPESP

Doutorando em História na Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", campus de Franca (UNESP/Franca). Bolsista FAPESP. Autor de "Uma Paris dos trópicos? Perspectivas da europeização do Rio de Janeiro oitocentista. São Paulo: Alameda Casa Editorial Ltda, 2013 (No Prelo)".

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Publicado

2013-08-19

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ