"Canto porque la guitarra / tiene sentido y razón": folclore e política na música de Víctor Jara * “Canto porque la guitarra / tiene sentido y razón”: folklore and politics in the music of Víctor Jara (1966-1973)

Autores

  • NATÁLIA AYO SCHMIEDECKE UNESP/Franca

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i1.868

Resumo

O presente artigo se dedica a analisar o discurso político e cultural identificado com o movimento da Nova Canção Chilena através da obra musical do cantor, compositor e diretor de teatro Víctor Jara (1932-73). Apesar da morte prematura – decorrente do golpe de Estado de 1973 –, Jara deixou um legado artístico variado que se constitui em fonte privilegiada para pensar o contexto chileno dos anos 1960 e 1970, período marcado pela forte atuação de movimentos sociais que tinham como plano de fundo uma crescente polarização política. Filiado ao Partido Comunista, o músico se valeu do potencial comunicativo e expressivo da canção para defender a necessidade de se promoverem mudanças políticas estruturais no país, as quais necessariamente passariam pela esfera da cultura. Perguntando pela presença de elementos identitários em sua obra musical, analisaremos os diálogos estabelecidos pelo artista com a conjuntura política nacional, apontando para a heterogeneidade do repertório englobado sob o termo Nova Canção Chilena.

Biografia do Autor

NATÁLIA AYO SCHMIEDECKE, UNESP/Franca

Doutoranda em História pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP-Franca, bolsista da CAPES, é Mestra em História pela UNESP-Franca (2013), Bacharel e Licenciada em História pela UNICAMP (2010). Desenvolve pesquisa na área de História Latino-Americana, com ênfase no movimento da Nova Canção Chilena e no governo da Unidade Popular (1970-1973), sob orientação da Profª Drª Tânia da Costa Garcia.

Downloads

Publicado

2013-08-19

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ