Conjuntura política e econômica no Brasil (1950-1964): terreno fértil para o Golpe de 1964 * Political and economic conjuncture in Brazil (1950-1964): a fertile land for the 1964 coup d'État

Autores

  • FABIANO FARIAS DE SOUZA UERJ

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i1.799

Resumo

Os anos que precederam o golpe de Estado em 1964 no Brasil foram marcados por momentos políticos turbulentos que contribuíram para a efetivação de articulações e conspirações que tramavam a derrubada do presidente João Goulart, visto como solução para o fim das crises econômicas, políticas e sociais que aconteciam sucessivamente no país. Nesse período, a sociedade se dividia entre as propostas da esquerda e da direita em vigor no debate político à época. Assim, analisaremos as circunstâncias que forjaram um ambiente favorável a civis e militares identificados que comungavam o interesse comum de substituição do poder vigente através da tomada do controle do Estado brasileiro.

Biografia do Autor

FABIANO FARIAS DE SOUZA, UERJ

Professor Fabiano Farias, Especialista e Mestre em História das Relações internacionais (UERJ) e Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de EaD (UFF)

Downloads

Publicado

2013-08-19

Edição

Seção

ARTIGOS - LIVRES