A Revolução Pernambucana e as Disputas Historiográficas: Abreu e Lima e Francisco Adolfo de Varnhagen * “Revolução Pernambucana” and the Historiographical Disputes: Abreu e Lima and Francisco Adolfo de Varnhagen

Autores

  • Thamara de Oliveira Rodrigues Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v6i1.1813

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar as interpretações sobre a Revolução Pernambucana narradas por José I. de Abreu e Lima e Francisco A. Varnhagen nas obras Compêndio da História do Brasil (1842) e História Geral do Brasil (1854). A análise das respectivas sínteses auxilia na problematização de possíveis razões pelas quais certo “esquecimento” ou “marginalização” da Revolução Pernambucana como um fenômeno regional deu-se (incluindo outros fatores) também por disputas historiográficas ao longo da primeira metade do século XIX. Identifica-se que as divergentes versões relacionam-se a metanarrativas opostas acerca da Independência do Brasil – os temas e conceitos utilizados para explicação desta Revolução nestas narrativas estão diretamente relacionados às disputas pela interpretação da Independência. Identifica-se também que essas divergências associam-se a espaços historiográficos distintos, um mais próximo à experiência institucional disciplinar, como o IHGB, outro a demandas do que se tem chamado de “história popular”. 

Biografia do Autor

Thamara de Oliveira Rodrigues, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutoranda – Programa de Pós Graduação em História – Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto. Mariana-MG, Brasil. Bolsista Capes/UFOP. Email: thamara_rodrigues@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2017-03-17