A atividade da pesca e dos direitos dos trabalhadores da pesca no Brasil nas práticas políticas de Carlos da Silva Santos * The fishery and worker's rigths od fishing in Brazil in the practices policies of Carlos da Silva Santos

Autores

  • Arilson dos Santos Gomes Doutor em História pelo PPGH-PUCRS. Brasil. Professor da Faculdade Porto Alegrense – FAPA. Professor de História do Magistério Público - Secretaria de Educação/RS.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v5i1.1742

Resumo

Este trabalho visa analisar os temas referentes à atividade da pesca e aos direitos dos trabalhadores da pesca identificados na prática política de Carlos da Silva Santos. Neto de ex-escravizados, o político desde a década de 1930 destacou-se como líder sindical. Orador de reconhecida qualidade, entre os anos de 1959 e 1974, por quatro vezes consecutivas elegeu-se deputado estadual pelo Estado do Rio Grande do Sul, perfazendo uma carreira sólida, inclusive ocupando por duas vezes o cargo de governador interino do Estado. A pesquisa efetuada por meio de fontes oficiais, cotejadas com impressos jornalísticos, permite uma dimensão dos temas propostos na agenda parlamentar defendida pelo tribuno, com destaque para o tema da atividade da pesca e dos direitos dos pescadores.

 

Biografia do Autor

Arilson dos Santos Gomes, Doutor em História pelo PPGH-PUCRS. Brasil. Professor da Faculdade Porto Alegrense – FAPA. Professor de História do Magistério Público - Secretaria de Educação/RS.

Licenciado em História pela FAPA (2004), Aperfeiçoado em Educação e Diversidade pela UNB (2006), Mestre em História pelo PPGH-PUCRS (2008) e Doutor em História pelo PPGH-PUCRS (2014). Primeiro Secretário da Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul (2010-2012). Coordenador do GT Negros da Associação Nacional de História - Seção RS. Atualmente é professor da Faculdade Porto Alegrense - FAPA, Professor de História do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Magistério Público do Estado do RS e da Rede Municipal de Educação de Alvorada - RS. Tem experiência na organização de encontros de formação para professores, cursos, seminários e mostras de trabalhos de estudos bem como no desenvolvimento de material didático e instrucional referente à Lei 10.639/03. Pesquisa sobre os seguintes temas: renovação da história política, história e cultura afro-brasileira, movimentos sociais das "gentes do mar", lugares sociais das produções negras e afro-brasileiras, lideranças políticas, ações político-sociais e identidade negra no RS e no país (1930-1974), ações afirmativas e propostas de ensino de história das relações étnico-identitárias.

Downloads

Publicado

2016-03-29