Mapas afetivos: recursos metodológicos baseados na História Oral e reflexões sobre identidades espaciais e temporais em estudo sociológico * Affective maps: methodological resources based in Oral History and reflections about spatial and temporal...

Autores

  • ANDRÉA VETTORASSI Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas. Docente e pesquisadora na Universidade de Ribeirão Preto.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i3.1414

Resumo

O artigo ora apresentado tem o objetivo de refletir sobre metodologias capazes de captar as relações multifacetas que os trabalhadores migrantes e os grupos que os recebem estabelecem com os tempos e espaços diversos que experimentam. Um novo método de pesquisa para avaliar as identidades temporais e espaciais dos entrevistados foi denominado “mapas afetivos”, recurso que objetivou demonstrar como se revelam suas lembranças e de que forma elas são transportadas para o papel em desenhos e em falas a partir da história oral. Sua aplicação demonstrou que há uma ligação estreita entre memória e sentimento de identidade, no sentido de imagem de si, para si e para os outros. Já que a memória e a identidade são avaliadas pelo Outro, estas podem ser disputadas em conflitos sociais, políticos, culturais e intergrupais propiciados nas relações de trabalho e nos espaços/tempos do cotidiano dos entrevistados.


 

Downloads

Publicado

2014-12-05