A especificidade da representação dos fatos históricos em "Esaú e Jacó", de Machado de Assis * The specificity of historical representation in "Esaú e Jacó", by Machado de Assis

Autores

  • LUDMYLLA MENDES LIMA Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i1.1190

Resumo

O presente artigo trata de analisar o modo particular como Machado de Assis constrói a representação dos fatos históricos brasileiros no romance Esaú e Jacó. Este romance traz em seu enredo dois importantes fatos históricos ocorridos no final do século XIX: a Abolição da Escravatura, em 1888 e a Proclamação da República, em 1889. O tratamento literário dado pelo autor aos fatos, imprimindo irrelevância aos mesmos no contexto do enredo, revela que para ser Realista ‘à brasileira’, naquelas circunstâncias específicas, era necessário mostrar o curso da História tendo como base a ausência de transformação.

Biografia do Autor

LUDMYLLA MENDES LIMA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutora em Letras – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP. Professora Adjunta de Literaturas de Língua Portuguesa – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB – Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-04-28