Entre a Necessidade de Lembrar e a Recomendação de Condutas às Mulheres em Castela no Século XV * Entre la Necesidad de Acordarse y la Recomendación de Conductas a las Mujeres en Castilla en el Siglo XV

Autores

  • DANIELLE OLIVEIRA MÉRCURI UNESP – Universidade Estadual Paulista, Campus de Franca.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i3.1122

Resumo

Tendo em vista que, a partir do século XV, é notável o aumento de escritos apresentando uma imagem virtuosa da mulher e de escritos em que o mote é regular e orientar a postura das nobres senhoras, indagamos o porquê de a mulher começar a ser representada de forma mais destacada e positiva nos escritos produzidos em Castela no final da Idade Média. No entanto, antes de tentarmos analisar os paralelos e distanciamentos entre esses textos que tiveram como mote defender e instruir as nobres castelhanas, devemos nos questionar sobre os motivos do interesse pela defesa das mulheres e do fomento dado aos textos que se destinavam a esse propósito, esboçado pela corte de Juan II. Em uma só palavra, devemos indagar sobre quais foram as condições de formulação dos discursos sobre e para as mulheres.

Biografia do Autor

DANIELLE OLIVEIRA MÉRCURI, UNESP – Universidade Estadual Paulista, Campus de Franca.

Mestre em História – Doutoranda – Programa de Pós-graduação em História – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Franca. Bolsista FAPESP.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-02-04