Purveyances e o Discurso Histórico na Inglaterra Medieval (1272 – 1377) * Purveyances and the Historical Discourse in Medieval England (1272 – 1377)

Autores

  • FERNANDO PEREIRA DOS SANTOS Mestrando em História, PPGH - FCHS - UNESP/Franca

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i3.1119

Resumo

A guerra no medievo, tema exaustivamente estudado no último século, tem sido alvo de uma multiplicação de abordagens, permitindo assim que interpretações de documentos sob esses novos olhares forneçam avanços significativos para a pesquisa acadêmica. Nesse sentido, análises dedicadas a outros momentos do conflito que não apenas o choque entre combatentes têm sido esboçadas nas últimas décadas, enfatizando discussões até então relegadas a um segundo plano. No presente artigo, procuramos relacionar os discursos presentes em fontes contemporâneas sobre a cobrança da taxação conhecida como purveyance e a gradual alteração no modo de escrita da história no medievo inglês durante o século XIV. De modo geral, a partir dos relatos sobre aquela prática específica, discorremos sobre questões que permeiam o fazer da história no período, buscando entender suas noções de verdade, quem foram e o lugar de onde produziram seus relatos.

Biografia do Autor

FERNANDO PEREIRA DOS SANTOS, Mestrando em História, PPGH - FCHS - UNESP/Franca

Bacharel em Letras com Habilitação de Tradutor pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Câmpus de São José do Rio Preto; Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Câmpus de Franca. Foi bolsista de iniciação científica sob fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) no biênio 2011/2012 e atuou como voluntário no Centro de Apoio e Desenvolvimento a Pesquisa Histórica (CEDAPH) da UNESP - Câmpus de Franca entre os períodos de Janeiro a Novembro de 2009 e entre Março de 2011 a Julho de 2012. Atualmente, é mestrando em História Medieval pela Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Câmpus de Franca, bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), membro avaliador ad hoc do periódico "Oficina do Historiador" (ISSN 2178-3748) e membro da Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM)

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-02-04