O Comportamento Político Cultural no Medievo: uma aproximação * The Political Cultural Behaviour in The Middle Ages: an approach

Autores

  • LUCIANO JOSÉ VIANNA UAB – Universitat Autònoma de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i3.1116

Resumo

Este artigo apresenta parte da nossa investigação realizada durante a estância de doutorado no Warburg Institute – University of London como complementação teórico-metodológica para nossa tese de doutorado em preparação no Departament de Ciències de l’Antiguitat i de l’Edat Mitjana da Universitat Autònoma de Barcelona. Através da recuperação, adaptação e aplicação do conceito de cultura política, identificamos um comportamento político cultural durante o medievo no qual o livro fazia parte e era um dos objetos produzidos e utilizados. Ademais, também observamos os principais centros de produção e de destino deste objeto referencial para a história política e cultural medieval, como o monastério, a chancelaria e a corte, onde a composição deste objeto girava em torno a diferentes assuntos conectados à memória, tais como a guerra, a propaganda e a utilização do passado.

Biografia do Autor

LUCIANO JOSÉ VIANNA, UAB – Universitat Autònoma de Barcelona

Mestre em Ciències de l’Antiguitat i de l’Edat Mitjana – UAB – Universitat Autònoma de Barcelona; Mestre em História Social das Relações Políticas – UFES – Universidade Federal do Espírito Santo; Doutorando do Programa Cultures en Contacte a la MediterràniaDepartament de Ciències de l’Antiguitat i de l’Edat Mitjana – UAB – Universitat Autònoma de Barcelona – Latin Philosophy Into Hebrew – Mòdul de Recerca A, Campus de la Universitat Autònoma de Barcelona, 08193, Bellaterra (Cerdanyola del Vallès) – Espanya. Bolsista do Programa Personal Investigador Novell da Direcció General de Recerca (FI-DGR 2011-2014) da Agència de Gestió d’Ajuts i de Recerca (AGAUR). Membro do Institut d’Estudis Medievals (IEM), da Societat Catalana d’Estudis Històrics (SCEH), da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH) e da Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM). Atualmente prepara sua tese de doutorado intitulada “El significat històric de la tradició textual del Llibre dels Fets (1343-1557)” sob a orientação do Prof. Dr. Alexander Martin Fidora Riera (ICREA-IEM) e do Prof. Dr. José Enrique Ruiz-Domènec (UAB-IEM).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-02-04