Os Panegíricos Latinos e o Conceito de Imperium: repensando os poderes dos Imperadores Romanos (Séculos III e IV d.C.) * Latin Panegyrics and the Concept of Imperium: rethinking the powers of Roman Emperors (Third and Fourth-centuries A.D.)

Autores

  • ANA TERESA MARQUES GONÇALVES UFG – Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia.
  • ANA PAULA FRANCHI Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia - Goiânia, Goiás – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i3.1105

Resumo

Neste artigo, propomos uma análise dos poderes exercidos pelos Imperadores Romanos na passagem do III para o IV século d.C., a partir do redimensionamento do conceito de imperium e da diferenciação entre Imperadores legítimos e usurpadores, como estes aparecem descritos nos Panegíricos Latinos.

Biografia do Autor

ANA TERESA MARQUES GONÇALVES, UFG – Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia.

Doutora em História – Professora Associada II de História Antiga e Medieval do Departamento de História e Programa de Pós-graduação em História – Faculdade de História – UFG – Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia. Coordenadora do LEIR-GO – Laboratório de Estudos sobre o Império Romano. Bolsista Produtividade II do CNPq.

ANA PAULA FRANCHI, Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia - Goiânia, Goiás – Brasil.

Mestre em História pela UFPR – Doutoranda em História – Programa de Pós-Graduação em História – Faculdade de História – UFG – Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia, CEP: 74001-970, Goiânia, Goiás – Brasil.

Downloads

Publicado

2014-01-31