A Ilustração portuguesa e a Missão dos Padres Matemáticos na América * The portuguese Illustration and Mission of Mathematicians Priests in America

Autores

  • SEZINANDO LUIZ MENEZES Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). Professor associado do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação – Faculdade de História – Universidade Estadual de Maringá (UEM).
  • GISELLE RODRIGUES Mestre em História. Professora assistente do Departamento de História – Faculdade de História – Universidade Estadual de Maringá (UEM).
  • CÉLIO JUVENAL COSTA Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professor associado do Departamento de Educação e do Programa de Pós graduação – Faculdade de Educação – Universidade Estadual de Maringá (UEM).

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i2.1091

Resumo

 Este trabalho tem o objetivo de analisar a relação entre a Missão dos Padres Matemáticos, expedição organizada pela Coroa portuguesa na primeira metade do século XVIII para realizar estudos sobre os territórios portugueses na América, e o desenvolvimento de uma cultura ilustrada em Portugal, pois, segundo nosso entendimento, a “missão” se relaciona às transformações culturais vividas em Portugal naquele período. Nesta análise partimos do pressuposto teórico de que as ações humanas, apesar de expressarem uma individualidade, correspondem a um determinado contexto social, político, econômico e cultural. Isso significa que o pensamento e comportamento humano associam-se a uma “configuração” – conceito aplicado por Norbert Elias, na obra A sociedade de corte (2001), para estudar a sociedade da corte francesa entre os séculos XVII e XVIII.

Biografia do Autor

SEZINANDO LUIZ MENEZES, Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). Professor associado do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação – Faculdade de História – Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). Professor associado do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação – Faculdade de História – Universidade Estadual de Maringá (UEM).

GISELLE RODRIGUES, Mestre em História. Professora assistente do Departamento de História – Faculdade de História – Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Mestre em História. Professora assistente do Departamento de História – Faculdade de História – Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

CÉLIO JUVENAL COSTA, Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professor associado do Departamento de Educação e do Programa de Pós graduação – Faculdade de Educação – Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professor associado do Departamento de Educação e do Programa de Pós graduação – Faculdade de Educação – Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

2014-09-22