Cantores paraenses e mercado musical brasileiro: rádio, memórias, carreiras e performances, 1940 a 1970 * Paraense singers and Brazilian music business: radio, memories, careers and performances, 1950 to 1970

Autores

  • ANTÔNIO MAURÍCIO DIAS DA COSTA Professor da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i2.1074

Resumo

O artigo analisa a produção de memórias em torno das carreiras e performances de três cantores populares com trajetórias iniciadas em emissoras de rádio paraenses em meados do século XX. A pesquisa se concentrou no levantamento da história de vida dos cantores abordados. Buscou-se, com isso, avaliar o desenvolvimento de carreiras e performances como ajustes a padrões de profissionalização no mercado musical. Sucesso e/ou insucesso de inserção no mercado da música são analisados como aprendizado sociocultural, reavaliado continuamente pela memória.

Biografia do Autor

ANTÔNIO MAURÍCIO DIAS DA COSTA, Professor da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará

Doutor em Antropologia Social (USP-2004). Professor da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2013-12-30