Vendo o sol nascer bordado: poderes, saberes e fazeres de reeducandas na Unidade Prisional de Goiás * Seeing the sun be born embroidery: powers and knowledges of Reeducandas in the Goiás’s Unit Prison

Autores

  • CLÓVIS CARVALHO BRITTO Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília. Professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro dos Grupos de Pesquisa “Sócio-Antropologia dos Patrimônios, Museus e Acervos” (UFS), “Cultura, Memória e Desenvolvimento” (UnB) e “História Regional: Manifestações Artísticas e Patrimônios Culturais” (UEM).
  • PAULO BRITO DO PRADO Mestre em História – Programa de Pós Graduação em História – Universidade Federal de Goiás, Campus II Samambaia. Goiânia, GO - Brasil. Bolsista FAPEG-GO. Professor da Secretaria Estadual de Educação de Goiás.
  • RAQUEL MIRANDA BARBOSA Doutoranda em História – Programa de Pós Graduação em História – Universidade Federal de Goiás, Campus II Samambaia. Goiânia, GO - Brasil. Bolsista FAPEG-GO. Professora da Universidade Estadual de Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i3.1039

Resumo

Este artigo analisa as interlocuções entre memória, patrimônio, artes do saber-fazer e as relações de gênero na Unidade Prisional de Goiás com enfoque no projeto Cabocla: bordando cidadania, o modo como ele tem contribuído para uma outra formatação da experiência feminina no cárcere, a economia simbólica e a patrimonialização de objetos através da eleição da cultura vilaboense, reproduzida em bordados feitos por mulheres encarceradas. Por meio de entrevistas com a idealizadora do projeto e com uma esposa de reeducando, uma ex-reeducanda e uma mulher que cumpre pena privativa de liberdade, alinhavamos um painel sobre os impactos da atividade manual no encarceramento e na trajetória de vida dessas mulheres.

 


 

Downloads

Publicado

2014-12-05