O cruzamento entre o Sagrado e o Profano na temática do Amor Cortês * The intersection between the Sacred and the Profane in the theme of Courtly Love

Autores

  • LIGIA CRISTINA CARVALHO Faculdade de Ciências e Letras de Assis - Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis)

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i3.1021

Resumo

Por ter sido elaborado dentro de uma sociedade religiosa cristã medieval, que tem a Bíblia como paradigma e a Igreja como norteadora espiritual e comportamental, pelo menos desde o século V, o amor cortês caracteriza-se pela tensão dos contrários que marca tão singularmente o perfil histórico e cultural da Idade Média. Para Santo Agostinho, o amor eleva o indivíduo à verdade, ao conhecimento unitivo de Deus. Em conformidade com a ideia de Santo Agostinho, o amor cortês era tido como fonte de todo o bem. Entretanto, na literatura cortês, não era o conhecimento de uma verdade transcendente que se consegue com o amor, mas um enobrecimento do próprio ser em sua realidade terrena e, além disto, este amor não se dirige a Deus, mas ao próximo de sexo oposto. Dito isto, neste artigo discutiremos o cruzamento entre o sagrado e o profano na temática do amor cortês.

Biografia do Autor

LIGIA CRISTINA CARVALHO, Faculdade de Ciências e Letras de Assis - Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis)

Mestre em História Medieval. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em História da Faculdade de Ciências e Letras - UNESP/Assis. Bolsista Capes.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-02-04