A missão jesuítica como ação política: aldeamentos, legislação e conflitos na América portuguesa (séculos XVI-XVII) * Jesuit mission as political action: ‘aldeamentos’, law and conflicts in Portuguese America (XVI-XVII centuries)

Autores

  • CAMILA CORREA E SILVA DE FREITAS Mestre em História – Doutoranda – Programa de Pós-Graduação em História Social – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Universidade de São Paulo (USP). Bolsista CNPq.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i2.1004

Resumo

A vinda da primeira missão de jesuítas para a América Portuguesa, em 1549, estava ligada a um momento em que a Coroa lusa buscava tornar sua ocupação do território efetiva e rentável frente à violenta resistência dos nativos, à concorrência de ocupações estrangeiras e aos diversos projetos dos grupos sociais que ali se estabeleciam. O duplo objetivo deste trabalho é analisar a posição da Coroa portuguesa, mais como negociadora do que como impositora, quanto à exploração da população nativa na América entre os séculos XVI e XVII junto aos diferentes grupos interessados; e ainda, analisar, nesse período, a formulação de uma política missionária própria da província jesuítica brasileira, calcada na tutela religiosa e civil dos índios aldeados e na participação direta dos religiosos na organização social, política e econômica da sociedade que se constituía na América portuguesa.

 

Biografia do Autor

CAMILA CORREA E SILVA DE FREITAS, Mestre em História – Doutoranda – Programa de Pós-Graduação em História Social – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Universidade de São Paulo (USP). Bolsista CNPq.

Mestre em História – Doutoranda – Programa de Pós-Graduação em História Social – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Universidade de São Paulo (USP). Bolsista CNPq.

Downloads

Publicado

2014-09-22