GOVERNANÇA CORPORATIVA NAS EMPRESAS FAMILIARES BRASILEIRAS

Priscila Benelli Walker, Prof. Dr. Alfredo José dos Santos

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar o tema da governança corporativa, seus princípios e sua aplicação à realidade brasileira. Num segundo momento, serão analisadas as características da empresa familiar, sua relevância e seu interesso social. Por fim, o presente trabalho pretende abordar é aplicabilidade da governança corporativa à realidade brasileira das empresas familiares.

Para a conceituação das empresas familiares são utilizados elementos da administração de empresas e da economia, uma vez que não há uma definição jurídica do assunto. Para uma discussão ampla a respeito da governança corporativa são ponderados, brevemente, o significado da expressão corporate governance, a sua expansão mundial nas últimas décadas e os seus princípios, para, posteriormente, discutirmos um pouco a respeito da estrutura de propriedade das empresas brasileiras.

A empresa familiar será analisada sob uma abordagem jurídica inspirada na teoria organizativa, na qual o interesse social da empresa é a sua perpetuação. E para se atingir esse interesse social, faz-se necessária a valorização do acionista, i.e, da família controladora.

Das premissas acima apresentadas, o presente trabalho pretende, à guisa de conclusão, verificar se métodos de gestão e supervisão societários propostos pela governança corporativa são satisfatórios para garantir a perpetuação da empresa familiar e aplicáveis à sua estrutura atual.


Texto completo:

PDF