A INSERÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: UM TEMA EM DEBATE = THE INSERTION OF SOCIAL ASSISTANTS IN EDUCATION: A THEME IN DEBATE

Autores

  • Mariana Rosa Alves Ladeira UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Rachel Fernanda Matos dos Santos UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Célia Maria David UNESP - Franca

Resumo

Este trabalho objetiva refletir sobre a atuação profissional dos assistentes sociais na Política de Educação Brasileira, tendo como base suas competências e atribuições articuladas ao seu Projeto Ético-Político Profissional. São referenciais teóricos o documento "Subsídios para a atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação" do Conselho Federal do Serviço Social (CFESS) e o Projeto de Lei n. 3.688/2000, que dispõe sobre a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica. A metodologia incorpora pesquisa bibliográfica e uma análise qualitativa, possibilitando a reflexão sobre os documentos supracitados. Entende-se que o processo de inserção do Serviço Social na Educação está atrelado a uma perspectiva de totalidade e em permanente movimento. O Projeto de Lei n. 3.688/2000 possivelmente será aprovado em outras instâncias, pois não há barreiras estruturais que impeçam sua aplicabilidade, uma vez que contribui para minimizar os efeitos das expressões da questão social e dos problemas sociais nas escolas. Muito se tem discutido desde o ano 2000. Nesse sentido, o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Serviço Social unem esforços para que o debate ganhe amplitude e esteja articulado com as demais instâncias envolvidas, em prol de uma educação pública, laica, gratuita, presencial e de qualidade. Portanto, faz-se necessária a mobilização da categoria de Assistentes Sociais, dos políticos e profissionais envolvidos no campo educacional, para que, primeiro, o projeto seja aprovado, tornando-se lei, e, sobretudo, para que sua efetivação seja garantida do ponto de vista prático, orçamentário e organizacional.

Palavras-chave: educação. Serviço Social. subsídios para atuação profissional.


ABSTRACT

This paper aims to reflect on the work of professional social assistants in the Brazilian Educational Policy, based on its competences and attributions, linked to its Professional Ethical-Political Project. Theoretical frameworks are the document "Subsidies for the performance of Social Assistants in Educational Policy" of CFESS - Federal Council of Social Service and the Law Project number 3.688/2000, which provides for the provision of psychological services and social service in basic education public schools. The methodology incorporates bibliographical research and qualitative analysis, enabling the reflection on the documents above. It is understood that the process of insertion of social work in education is linked to a perspective of totality and in permanent movement. The Law Project number 3.688/2000 will possibly be approved in other instances, because there are no structural barriers that prevent its applicability, once it helps to minimize the effects of the expressions of social issues and social problems in schools. Much has been discussed since 2000; accordingly, the Federal Council and Regional Councils of Social Service join forces to win the debate an amplitude and to be articulated with other parts involved, in favor of an education that is public, secular, free, with presence and quality. Therefore, it is necessary to mobilize the category of social assistants, of politicians and of professionals involved in the educational field, so that, first, we make the Project become Law and, above all, that its effectiveness will be guaranteed from practical, budgetary and organizational point of view.

Keywords: education. Social Work. grants for professional performance.

 

Biografia do Autor

Mariana Rosa Alves Ladeira, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestranda em Serviço Social pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Franca/SP. Bolsista CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa de "Serviço Social na Educação - GEPESSE" e do Grupo de Estudos "Gestão Escolar Democrática e trabalho em rede: construindo a escola que queremos". Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba/MG, foi integrante bolsista do PET Serviço Social e monitora bolsista da disciplina de Fundamentos Teórico-Metodológicos, Ético-Políticos e Técnico-Operativos do Serviço Social. Realizou estágio no Núcleo de Assistência Estudantil - ProACE da UFTM no ano de 2012 e na ONG TV Mais - Associação de TV Comunitária e Cidadania de Uberaba no ano de 2013. Em 2014, teve aprovado um projeto pelo Programa Mais Cultura nas Escolas - Mais Educação, atuando na coordenação de oficinas em uma Escola Municipal de Uberaba. Possui experiência no desenvolvimento de projetos com ênfase em direitos sociais, educação, ensino superior, cotas universitárias, cidadania e assistência estudantil.

Rachel Fernanda Matos dos Santos, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Pós-Graduada em Políticas Públicas e Direitos Sociais pelo Centro Universitário Fundação Educacional de Barretos (2016). Atualmente é Analista de Promotoria I - Assistente Social do Ministério Público do Estado de São Paulo, atuando pelo Núcleo de Assessoria Técnica Psicossocial - NAT - Área Regional de Ribeirão Preto. Tem experiência profissional em Serviço Social, principalmente nos seguintes temas: políticas públicas e direitos sociais, infância e juventude, medidas socioeducativas, educação e violência. Participa do Grupo de Pesquisa: Gestão Escolar Democrática e Trabalho em Rede - Construindo a Escola que Queremos, pela Unesp - Campus de Franca, coordenado pela Profª Drª Hilda Maria Gonçalves da Silva. 

Célia Maria David, UNESP - Franca

Mestre em História na Área de História Colonial da América Latina e Brasil pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (1987) e Doutorado em Artes pela ECA/USP/ São Paulo (1994). É Livre -Docente em Prática de Ensino de História pela FCHS/UNESP/FrancaAtualmente é professor de Prática de Ensino de História do Curso de História da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Franca.É também docente e orientadora no programa de Pós- Graduação em Serviço Social da mesma Faculdade.É lider do grupo de pesquisa : "Políticas públicas e democratização do ensino no Brasil: a implementação das propostas educacionais:mudanças e permanências " e editora -chefe da Revista Eletrônica "Camine: caminhos da educação". Tem experiência e pesquisa na área de Educação, com ênfase em Ensino de História e Políticas Públicas para a Educação.Atua principalmente nos seguintes temas: educação - crise e mudança;ensino de história- fontes e linguagens;Propostas Curriculares e Parâmetros Curriculares Nacionais ,implementação das Políticas Educacionais brasileiras , fundamentos da educação e a interface da educação e do Serviço Social Vice-diretora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais/UNESP/Franca a partir de junho de 2010.

Publicado

2016-06-16

Edição

Seção

Artigos Originais