ANÁLISE DE “PROJETOS DE INCLUSÃO” INSERIDOS NOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL = ANALYSIS OF INCLUSION PROJECTS INSERTED INTO PEDAGOGICAL POLITICAL PROJECTS...

Autores

  • Camila Mugnai Vieira Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)
  • Sabrina Alves Dias Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de discutir 4 projetos denominados “de inclusão”, inseridos nos projetos político pedagógicos de escolas municipais de ensino fundamental de do município de Marília-SP. Os resultados indicaram fundamentações teóricas e justificativas ausentes ou variadas, pautadas em legislação e atendimento aos alunos com necessidades especiais. Os objetivos e metas dos projetos voltavam-se prioritariamente ao atendimento a estes alunos e não a mudanças na comunidade escolar como um todo. A concepção de inclusão pareceu restrita ao acesso de alunos com necessidades educacionais especiais às escolas, baseando suas principais ações nos encaminhamentos para serviços especializados, externos à escola, ou no atendimento educacional especializado. Conclui-se que estes projetos precisam ser construídos a partir de debates e envolvimento de todos, de fundamentação e planejamento de ações concretas, que ampliem as vivências do cotidiano e levem a superação das limitações da instituição.

Palavras-chave: educação inclusiva. Projeto Político Pedagógico. planejamento escolar.

 

ABSTRACT

This research aimed to discuss 4 projects called "inclusion", inserted in political pedagogical projects of schools of elementary educantion in Marília-SP. The results indicated theoretical foundations and justifications absent or varied, guided by legislation and assistance to students with special needs. The goals and objectives of the projects were turned primarily to meet these students and not to changes in the school community as a whole. The notion of inclusion seemed restricted to the schools’s access of students with special educational needs, basing their actions on major referrals to specialist services outside the school, or specialized education. We conclude that these projects need to be constructed from debates and involvement of everyone, reasoning and planning concrete actions that broaden the experiences of daily life and lead to overcoming the limitations of the institution.

Keywords: inclusive education. Pedagogical Political Project. school planning.

Biografia do Autor

Camila Mugnai Vieira, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e  Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA).

Sabrina Alves Dias, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)

Publicado

2015-12-04

Edição

Seção

Artigos Originais