A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DE HISTÓRIA = THE USE OF COMICS IN THE TEACHING OF HISTORY

Autores

  • Ana Raquel Marques da Cunha Martins Portugal Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)

Resumo

Diante da dificuldade encontrada em despertar no aluno um interesse pela área de História, não conseguindo este vislumbrar uma aproximação e uma utilidade prática da matéria em seu cotidiano, percebeu-se a necessidade de utilizar recursos diferenciados para que o estudante entendesse a História como uma ferramenta de vital importância, tanto para sua formação escolar, quanto a de cidadão. Para alcançar tal objetivo optamos pela utilização da Arte Sequencial. Um meio comumente utilizado em outras disciplinas, porém com um grande potencial ainda inexplorado no âmbito historiográfico. Em nosso trabalho desenvolvemos um método que expôs novas perspectivas históricas aos discentes. Almejamos também desmistificar o uso de recursos pedagógicos como simples técnicas de ensino para que as aulas se tornassem menos enfadonhas. Com esse intuito, em nossa experiência demonstramos que as HQs possuem dentro de si uma problemática histórico-social contribuindo para que ocorra uma compreensão do aluno de que as HQs, assim como os diversos meios de comunicação de massa, podem ser utilizadas para que se aprenda e entenda a disciplina de História em sua totalidade.

Palavras-chave: história. história em quadrinhos. ensino.

 

ABSTRACT

Given the difficulty in awakening the student an interest in the field of history, failing this glimpse an approach and a practical use of the material in their daily lives, we realized the need to use different resources for the student to understand history as a tool vitally important, both for their education, as a citizen. To achieve this goal we decided to use Sequential Art. A means commonly used in other disciplines, but with significant untapped potential within historiography. In our work we developed a method that exposed new historical perspectives to students. We aim also to demystify the use of teaching resources as simple teaching techniques for the classes to become less boring. To that end, in our experience demonstrated that the comics have within it a historical-social problems contributing to the occurrence of a student's understanding of the comics, as well as the various mass media, can be used to learn that and understand the discipline of history in its entirety.

Keywords: history. comics. education.

Biografia do Autor

Ana Raquel Marques da Cunha Martins Portugal, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)

Professora da graduação e pós-graduação em História na UNESP/Franca, bem como, integrante do Conselho Diretor do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa Histórica. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990), mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2003), pós-doutorado pela UFRuralRJ (2005) e pós-doutorado pela Pontificia Universidad Catolica del Peru (2011). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América, atuando principalmente nos seguintes temas: povos indígenas, crônicas, jesuítas, religiosidade andina e colonial, bruxaria, inquisição e extirpação de idolatrias.

Publicado

2015-12-04

Edição

Seção

Núcleo de Ensino