A REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO MECANISMO INDUTOR DE QUALIDADE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CONTEXTO BRASILEIRO = THE REGULATION OF HIGHER EDUCATION AS MECHANISM OF QUALITY...

Autores

  • Thiago Henrique Almino Francisco Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). http://orcid.org/0000-0002-6285-7742
  • Marina Keiko Nakayama Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Izabel Regina de Souza Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Resumo

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior no Brasil (SINAES) vem passando por um processo de revisão, caracterizado no contexto do conceito de meta-avaliação. É imperativo que a regulação, parte integrante do sistema avaliativo, tornou-se conceito presente na agenda que discute esse tema, sobretudo pelo impacto que tem causado no contexto do segmento privado da educação superior. Sob esse pressuposto, o artigo busca apresentar um panorama geral do processo regulatório na educação superior brasileira, levantando questões que buscam incitar uma nova discussão sobre o papel da regulação como mecanismo indutor de qualidade institucional. Na perspectiva metodológica, o artigo traz uma revisão integrativa de literatura que busca integrar os conceitos que constituem o arcabouço teórico do artigo. Os resultados permitirão apresentar um cenário da regulação como mecanismo indutor de qualidade e possíveis padrões adotados pelo segmento privado para observar os padrões mínimos de qualidade previstos pelo sistema.

Palavras-chave: SINAES. educação superior. regulação.

 

ABSTRACT

The National System of Higher Education Evaluation in Brazil (SINAES) has been undergoing a process of review, characterized the meta-evaluation of the concept of context. It is imperative that the regulation, which is part of the evaluation system, has become this concept on the agenda discussing this issue, especially the impact it has caused in the context of the private sector of higher education. Under this assumption, the article aims to present an overview of the regulatory process in Brazilian higher education, raising questions that seek to incite a new discussion on the role of regulation as institutional quality inducing mechanism. In methodological perspective, this paper presents an integrative literature review that seeks to integrate the concepts that provide the theoretical framework of the article. The results will present a regulation setting as a means of quality inductor and possible standards adopted by the private sector to observe the minimum quality standards provided by the system.

Keywords: SINAES. higher education. regulation.

Biografia do Autor

Thiago Henrique Almino Francisco, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre pelo Programa de Pós-graduação - Mestrado Profissional - em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Administração e especialista em Gestão de Pessoas e Competências Organizacionais. É professor, membro do quadro regular, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, vinculado a Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas. Atua como pesquisador da área da gestão da educação superior, propondo uma ênfase na avaliação institucional (SINAES) e nos processos de gestão acadêmica, tendo publicado mais de 15 artigos, desde 2009, em periódicos e eventos nacionais e internacionais. Desde 2007, desenvolve atividades técnicas relacionadas com a gestão acadêmica, gestão da avaliação institucional e coordenações de curso, colaborando na formulação de estratégias voltadas para o ENADE. É docente de graduação e pós-graduação, preconizando temas vinculados com a área da administração, gestão do conhecimento, método científico e temas emergentes vinculados à área da gestão da educação superior.

Marina Keiko Nakayama, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorado em administração na UFRGS, com estágio na HEC-Montreal-Canadá, concluído em 1997. Mestrado em Administração pela UFRGS e graduação em psicologia. Ministra as disciplinas de método cientifico em Engenharia e Gestão do Conhecimento, desenvolvimento humano e métodos qualitativos no Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e ministra as disciplinas de Engenharia e Gestão do Conhecimento e Engenharia e Gestão da Inovação no curso de Engenharia de Materiais. 

Izabel Regina de Souza, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Mestrado em Administração (2012), pela Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI, MDA em Gestão Empresarial (2007) e Graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC. Professora com 10 anos de experiência, nas disciplinas de Negociações Internacionais, Legislação Aduaneira, Sistemática de Exportação e Importação, Práticas Gerenciais em Comércio Exterior, Introdução do Comércio Exterior, Transportes e Seguros Internacionais, entre outras. Professora e Coordenação do Curso de Administração da UNESC - Gestão 2013/2016.Orientadora de projetos de Trabalho de Cursos e Monografias. Experiencia profissional empresarial, como sócio proprietária da empresa Trade Line Assessoria em Comércio Exterior, desde 2001.

Arquivos adicionais

Publicado

2015-12-04

Edição

Seção

Artigos Originais