A PEDAGOGIA FORA DA ESCOLA: EVIDÊNCIAS DE VALIDADE NO CAMPO EMPRESARIAL

Camila Regiane Marques Pereira, Maria Luiza Costa, Vânia Claudia Spoti Caran

Resumo


em virtude das transformações ocorridas nos ambientes externo einterno. Com a velocidade dessas mudanças, o conhecimento torna-se aprincipal vantagem competitiva da organização, e para auxiliar na gestãodesse conhecimento pode-se contar com o profissional pedagogo. O curso dePedagogia está passando por um processo de reestruturação para além dasdiretrizes curriculares, considerando o profissional pedagogo em outros setoresdo mercado. Contudo, mesmo com pesquisas e alguns relatos de atuaçãodesse profissional nas organizações, pouco ainda se sabe das atividadesdesenvolvidas por ele, pois ao terminar o curso de pedagogia não está apto atrabalhar na gestão de pessoas. Assim, diante da necessidade de maiorconhecimento acerca da atuação do pedagogo nas organizações, este artigopretende divulgar a evolução do campo de atividades desse profissional paraalém dos espaços escolares, especificamente no que se refere à atuação nagestão de pessoas. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, na qualse aplicou um questionário simples, com dez questões, a seis participantes,visando obter informações acerca da atuação do pedagogo dentro dasorganizações. Os dados obtidos com a aplicação dos questionáriosdemonstraram que, embora a formação desse profissional tenha que serrevista, passando por uma adequação de currículo do curso, o pedagogo possuisaberes que vão além das práticas escolares, o que o possibilita a integrar umaequipe multiprofissional que trabalhará para o desenvolvimento das pessoas e,conseqüentemente, das organizações.Palavras-chave: formação profissional. profissional pedagogo. gestão depessoas. processos de aprendizagem.

Texto completo:

PDF


eISSN: 2176-0896

Locations of visitors to this page