A VISÃO DA EMPRESA EM RELAÇÃO AO DESEMPENHO PROFISSIONAL DOS FUNCIONÁRIOS COM SURDEZ

Autores

  • Maria José Monteiro Benjamin BUFFA Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC/USP), Bauru, SP, Brasil.
  • Célia Cristina LOBATO Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC/USP), Bauru, SP, Brasil.
  • Oleana Rodrigues Maciel ANDRADE Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC/USP), Bauru, SP, Brasil.
  • Talita Álvares GOMES Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, SP, Brasil.

Palavras-chave:

Surdez, Trabalho, Empresa Privada, Empresa Pública.

Resumo

O  objetivo  geral desta pesquisa foi analisar a visão das empresas em relação ao desempenho profissional dos funcionários com surdez,  inseridos no mercado de trabalho pelo Núcleo Integrado de Reabilitação  e  Habilitação (NIRH), nos anos de 2004 e 2005, no município de Bauru – São Paulo (SP). O estudo foi realizado na abordagem quali-quantitativa,  em nível exploratório. Os instrumentais técnicos utilizados na realização da pesquisa foram a observação sistemática, a entrevista semi-estruturada e a análise de documentos. Em relação aos resultados obtidos, pôde-se concluir  que o desempenho profissional desses funcionários, segundo a visão dos representantes das empresas contratantes, é de forma geral, positivo. A maioria dos itens avaliados recebeu uma classificação boa,  seguido da classifi-cação regular, não havendo nenhum item classificado como ruim.
 
PALAVRAS-CHAVE: Surdez; Trabalho; Empresa Privada; Empresa Pública.

Downloads

Publicado

2009-07-01

Edição

Seção

Artigo Original